Header Ads

Header ADS
Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios." Salmos 122:7

Se você soubesse...


No Evangelho segundo escreveu João, em seu capítulo de número quatro (Ev. Jo 4) encontramos a história da Mulher Samaritana que conversou com Jesus.

Jesus estava atravessando da Judeia para a Galileia e e foi preciso passar por Samaria. Essa cidade foi por muito tempo capital política e religiosa do Reino do Norte, nos termos da tribo de Manassés, local em que foram instituídos cultos pagãos à Baal.

Por causa da idolatria praticada pelo Reino do Norte, os hebreus do Reino do Sul (agora já começando a se chamar judeus pois Judá era a tribo mais culturalmente influente) não se davam nem se falavam com eles. Na época de Jesus, então, categorias de religiosos como fariseus eram mais "endurecidos" ainda.

Também em decorrência da cultura local homens e mulheres não conversavam. Hoje no Brasil isso é muito comum em comunidades e favelas dominadas pelo tráfico: homens e mulheres não se falam com medo de serem acusados de adultério e penalizados por isso.

E, voltando à Bíblia, Jesus precisou passar pelos termos de Samaria e enquanto seus discípulos foram à cidade comprar alimentos, o Mestre os aguardava sentado à beira do Poço de Jacó (cavado uns 2 mil anos A.C.) quando uma mulher, a tal Samaritana aproximou-se para pegar água.

Era já cerca de meio-dia, calor insuportável, sol à pino, horário incomum para alguém ir buscar água, o que permite deduzir que aquela mulher era solitária e excluída socialmente e descobrimos que isso se dava pelo fato de ser uma mulher adúltera. Vamos ao texto:

Ev. Jo. 4:6-10 " E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. 7 Veio uma mulher de Samaria tirar água.

 Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. 9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana ? (por que os judeus não se comunicam com os samaritanos).

10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva."

"Se tu conheceras" é o mesmo que se tu conhecesse, ou se tu tivesse conhecido, se tu soubesse...

Em nossas vidas, é muito comum julgarmos as pessoas que estão próximas de nós em momentos de necessidade crucial (como o é a sede) e nos julgamos superiores a estas pessoas por termos um ou outro instrumento, por termos uma ou outra posse que nos diferencie "superiormente" desta que julgamos, NÃO SABENDO NÓS QUEM SÃO DE FATO.

Isso já aconteceu comigo, já aconteceu com você, de por exemplo o pneu do carro estourar, ou o carro atolar em um areal e passar uma carroça e o dono da carroça, querendo zombar o dono do carro, não o ajuda, enquanto o dono do carro até pagaria pelo serviço, por uma ajuda qualquer enquanto o dono da carroça precisa de dinheiro; e você pode imaginar diversas outras situações em que hoje, com certeza, você se arrepende de naqueeeeeeela hora lá ter podido ajudar e não ajudou quem hoje poderia fazer muito por você. Talvez você teria ajudado, se você soubesse...

Jesus afirma que se a mulher samaritana soubesse quem Jesus era, quem é a pessoa que estava pedindo água a ela, ela prontamente o teria servido, independente de recompensas imediatas. Teria servido-o por diversos motivos, se ela soubesse.

E a mulher ainda "joga na cara de Jesus", dizendo:

Ev. Jo. 4:11 "Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu maior que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?"

Além da estupidez e grosseria com que respondeu ao Cristo, entrou aí na história outro valor e princípio cultural: o de antiguidade e respeito às coisas mais antigas, que vieram a existir anteriormente. Ao mencionar Jacó, cita o terceiro Patriarca e sua importância paternal para a existência de Israel, subjuga Jesus ao mesmo nível dela ou quem sabe até ao dos animais que foram dessedentados.

Poderia até me deter difamando a mulher samaritana, coitada, mas não vem ao caso fazer isso.

Eu não ia dizer as próximas palavras neste texto, mas :

EU E VOCÊ SOMOS COMO ELA.

Sim, eu e você somos não só pecadores como jáfizemos um monte de m*, um monte de coisa errada, as vezes sem querer outras por querer outras pra imitar alguém e em muitas das vezes como consequência dos nossos erros ficamos mal-falados e isolados do convívio social, tendo que ir desenvolver nossas atividades (de sobrevivência entre outras) sozinhos(as), sem amigos, sem companheiros, ou às escondidas, ou sem ter quem faça pela gente, em comunhão fraternal conosco (isso quando alguns não foram presos ou expulsos da escola ou demitidos do local de trabalho).

Independente de pecado, todos temos sede.

TEMOS SEDE de água comum e também das águas vivas, das águas divinas, águas com poder e capacidade de tirar nossa sede.

A sede, além de ser uma necessidade fisiológica, nos soa como uma sensação de angústia e aflição. Novamente: uma necessidade a ser saciada, um "buraco a ser preenchido", e de novo: uma necessidade.

A MESMA NECESSIDADE QUE TEMOS DE ÁGUA TEMOS DE DEUS, da Presença do Espírito Santo, das águas divinas, das águas vivas, águas que nos preencham, que nos saciem, que tirem de nós a angústia e aflição da vida. Águas poderosas essas que uma vez bebidas seríamos/seremos saciados e satisfeitos de uma forma tal que não precisaríamos/precisaremos voltar aos poços dos desertos em plenos sóis de meio-dia.

E aí que JESUS está pertinho da gente, pedindo água, pedindo que nós O satisfaçamos com algo que está ao nosso alcance fazer. E EM QUE TEMOS NOS ESFORÇADO ?

QUE ESFORÇO VOCÊ TEM FEITO para dessedentar Jesus? Ele não te pediu para segurar uma estrela com a mão, não pediu um buraco-negro, nem para erguer o Monte Everest, só pediu água: algo que está ao nosso alcance fazer.

DAR ÁGUA AO CRISTO pode ser fazer uma boa ação, uma obra de caridade, Ele mesmo disse que toda vez que fazemos a um necessitado fazemos a Ele.

JESUS CRISTO ME PEDE E TE PEDE ÁGUA DE BEBER e que água você tem para dar pra Ele? Vais dar da mesma que você beberia, ou mais fresca? Ou mais quente? Ou mais barrenta ? A que sobrar ?

Se você soubesse quem é o que te pede, TU LHE PEDIRIAS. Se você soubesse o que Jesus tem para te oferecer, tu pedirias. Ele não precisa de nós, na verdade e sim nós dEle, mas Ele nos dá uma chance de fazermos algo que venha alegrá-lo, dessedentá-lo, e tem muitas recompensas para nós, sejam elas imediatas ou não.

Então, voltando também ao cerne desta palavra, quando alguém te pedir, dê de beber. Dê atenção, dê um carinho, dê os seus ouvidos, dê um minuto do seu tempo, dê o seu coração, dê a sua oração, dê alguma coisa que venha diminuir a angústia e o sofrimento. Isto é, aos que são realmente necessitados.

Há outros também que são bem melhores de vida que você e você não sabe. E pode pintar uma boa oportunidade de ajudá-los em momento de aflição e eu não preciso dizer mais nada, né ?

Não deixe que na vida oportunidades de servir passem desapercebidas. Seja atento à necessidade dos outros (Paulo nos ensina isso) para que nem eu nem você venhamos a ouvir de alguém, hoje ou na eternidade "se você soubesse..."


Fonte da imagem: http://novotempo.com/audios/a-mulher-samaritana

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.