Header Ads

Header ADS
Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios." Salmos 122:7

Já não havia mais tempo!


O Evangelho segundo escreveu o Apóstolo João é o que apresenta a Jesus Cristo em um nível de intimidade, amor e proximidade inigualável em relação aos demais.

Meditar em João nos permite "ouvir" coisas diretamente da boca de Jesus assim como vivenciou o amado discípulo que se recostava em Seu peito.

O Evangelho de João não se detém tanto nos fatos, curas, acontecimentos e sim nos ensinamentos que o Messias deixou aos seus discípulos, além de momentos de grande intimidade como os de Nicodemos e a mulher samaritana (capítulos 3 e 4) respectivamente.

Neste breve texto, entretanto, quero enfatizar os capítulos 14, 15, 16 e 17, alguns versos dos quais nossa amada cantora cristã Heloísa Rosa eternizou na canção abaixo:



Ev. Jo 14:1 "Não se turbe o vosso coração; crede em Deus e também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar."

Nos capítulos 14, 15, 16 e 17, Jesus Cristo fala sobre a eternidade e as múltiplas moradas, sobre seu retorno às esferas celestiais à destra de Deus, sobre o envio do Espírito Santo e o AMOR: vínculo de perfeição que nos une a Deus através do Espírito da Verdade.

Deixa a parábola da Videira Verdadeira no capítulo 15, ensino lindo e tão maravilhoso que renderia um livro inteiro de biologia com ênfase em teologia S2 . No capítulo 16 continua falando abertamente e alertando-os, justificando, explicando  para que os discípulos não se assustassem das coisas que iriam acontecer, pois Jesus sabia dos sofrimentos com que havia de ser morto. Ev. Jo. 16:1 "Tenho-vos dito estas coisas para que não escandalizeis"

Jesus sabia que o tempo da sua crucificação estava próximo. Já não havia mais tempo e por já estar perto a hora de ser entregue nas mãos dos principais trouxe ensinos tão profundos e de forma tão direta e massiva.

No capítulo 17 Jesus ora pelo seu ministério, pelos seus últimos minutos na terra, roga que retorne à desfrutar da "glória que tinha antes que o mundo existisse" e intercede com fervor pelos seus discípulos, sendo o verísculo 17 chave: Ev. Jo. 17:17 "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade". E em seguida, na companhia dos seus discípulos, dirigiu-se ao Jardim do Getsêmani onde chegaram os oficiais, sacerdotes e fariseus com lanternas tochas e armas para prendê-lo e iniciar assim o seu julgamento que culminou com a morte Vicária.

O que acho curioso em tudo isso é que em todo Evangelho de João este é o trecho mais longo dos ensinamentos espirituais de Jesus, compactados como um pão sem fermento, alimento forte e direto de uma forma tal que os discípulos lhe disseram:

Ev. Jo. 16:30 "Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus"

Ao ponto de Jesus perguntar:
Ev. Jo. 16:31 "Credes agora?"

IMAGINA: Jesus perguntar: "CREDES AGORA ?" Tipo: antes vocês não estavam crendo né ? Antes vocês ainda tinham dúvidas? Agora vocês acreditam que eu estou dizendo tudo que é muito importante CLARAMENTE COMPREENSÍVEL? (estou conjecturando).

E isso tudo que Jesus disse, ensinou na Ultima Santa Ceia. As pessoas leem a palavra mas esquecem de contextualizar ou imaginar a sequencia dos fatos onde o que está lendo se situa em relação à história, ensinam - benção - mas esquecem de mostrar em que momento aquilo estava acontecendo e quais fatores foram cruciais no desenrolar ANTES e DEPOIS do fato.

Tudo isso que Jesus ensinou, ensinou praticamente às pressas, após ter lavado os pés dos discípulos, em cuja ministração afirmou que Pedro o negaria 3 vezes, antes de ser preso e após Judas pegar do bocado molhado, comer e sair para fazer "depressa" (Ev. Jo. 13:27).

Examinemos os seguintes versículos:
Ev. Jo. 13:30 "E, tendo ele (Judas) tomado o bocado, saiu logo. E era já noite. 31 Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele."

Tudo isso Jesus ensinou pois já era perto o seu tempo de ser entregue aos Fariseus. Foi uma das últimas pregações de Jesus. Tudo isso ensinou pois já não havia mais tempo!

Que da próxima vez que ler esses capítulos, cantar esse louvor, SAIBA E LEMBRE que de todos os ensinamentos de Jesus, estes foram os que ele tinha mais apreço e para os discípulos que apreciava.

Que esta palavra, reflexão super simples, tenha edificado sua vida, e que você medite nos capítulos 13, 14, 15, 16, 17 e 18 do Evangelho de Jesus segundo o Apóstolo João.

Com amor em Cristo, Pedrim Pescador.

Fonte dos versículos bíblicos e tradução:
João Ferreira de Almeida - Corrigida e Revisada - Novo Testamento - Gideões Internacionais do Brasil.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.